quinta-feira, 19 de agosto de 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Márcio Spata do BNDES, Rodrigo Borges do Buscapé e Manuela Soares da Inventta discutem “Incentivos: como alavancar as atividades de inovação” no Conecta 2010!
Postado por
Conecta - Inovação como estratégia de crescimento sustentável
às
13:57
Nenhum comentário:
Marcadores:
administração,
bndes,
buscapé,
ciência e tecnologia,
economia,
fundo,
governo,
incentivos fiscais,
iniciativa,
investimentos,
mostra,
oportunidade,
público,
recursos
sábado, 14 de agosto de 2010
Sambatech é start up que atrai investidores e tem como CEO o Empreendedor do Ano Gustavo Caetano
Em 5 anos de existência, a Sambatech desenvolveu a Liquid Platform (plataforma de distribuição de vídeo on demand), estabeleceu parcerias globais com o MIT, Adobe, Microsoft, Dvix; e recebeu aporte de recursos da FIR Capital.
Fruto de um crescimento acima da média, essa start up tem escritórios em Belo Horizonte, São Paulo, Santiago e Buenos Aires, que atendem a uma carteira respeitosa de clientes.
Em abril de 2010, a revista Americas Quaterly destacou o CEO Gustavo Caetano como business innovator das Américas; depois dele ter sido eleito Empreendedor do Ano pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios, no Brasil.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Rhodia, Braskem e Mahle debatem “Planejamento Tecnológico” no CONECTA 2010!
Postado por
Conecta - Inovação como estratégia de crescimento sustentável
às
13:16
Nenhum comentário:
Marcadores:
Braskem,
debate,
Eduardo Tomanik,
gestão,
Luis Cassinelli,
Mahle,
painel,
planejaemnto tecnológico,
Rhodia,
Richard Macret
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Netweaving, ou animação de redes, por Augusto de Franco
Netweaving, ou animação de redes, é campo de trabalho de Augusto de Franco, que estará no Conecta, no dia 26 de agosto, das 9h20 às 10h40, na sessão "Redes e Alianças: conectando pessoas e organizações para acelerar a inovação".
A apresentação abaixo foi feita por Augusto de Franco no TED-SP, e vai ajudá-lo a conhecer o Netweaving.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Tudo que é sustentável tem o padrão de rede, de Augusto de Franco, disponível para download
"Tudo que é sustentável tem o padrão de rede". Este livro de Augusto de Franco, também editado pela Escola de Redes, está disponível para download aqui.
Novas visões, de Augusto de Franco, editado pela Escola de Redes, disponível para download
Para quem se interessar, uma das principais obras de Augusto de Franco, que vai estar no Conecta, está disponível para download - for free - aqui. Trata-se do livro Novas Visões, editado pela Escola de Redes.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Guilherme Lima, da Embraco, vai mediar sessão no Conecta
Guilherme responde corporativamente pela área de relações Institucionais em P&D para Embraco e Whirlpool America, maior fabricante de eletrodomésticos da America Latina e que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Nessa função, atua para cooperação Universidade Empresa, fomento a P&D, promoção da inovação e relações governamentais em P&D.
No Conecta, vai mediar a sessão "Inovando em parceria com as Universidades e Centros de Pesquisa", que já tem confirmados os debatedores Roberto Kenji, Gerente de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, da Sabó; e Fernando Perez, ex-Fapesp, e CEO da Recepta Biopharma.
"Inovando em parceria com as Universidades e Centros de Pesquisa" vai ser no dia 25 de agosto, das 14h20 às 16h.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Fernando Perez, ex-Fapesp e CEO da Recepta Biopharma, debate a relação ICT-empresa no Conecta
Fernando Perez foi professor titular da USP, diretor científico da Fapesp. É PhD pela Escola Politécnica de Zurich, e membro do Conselho Deliberativo do CNPq.
É CEO da Recepta Biopharma.
No Conecta, vai resgatar toda essa experiência de ciência e mercado para debater a inovação em parceria com universidades e centros de pesquisa. Você poderá vê-lo no dia 25 de agosto, das 14h20 às 16h, junto com o Roberto Kenji, Gerente de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Sabó; e o Guilherme Lima, Relações Institucionais para P&D para a Embraco e Whirlpool America.
sábado, 7 de agosto de 2010
Estratégias de inovação: como definir, como implementar
A inovação traz na sua essência saber lidar com o fracasso e balancear esforços de curto, médio e longo prazo. As “boas-práticas” de gestão, os incentivos de curto prazo e o senso de urgência criam o que estudiosos denominaram de Dilema da Inovação. Em outras palavras, a inovação requer apetite ao risco e ações que irão gerar no longo prazo enquanto os gestores são avaliados e remunerados pelo alcance das metas orçamentárias do ano. Como vencer esse dilema? Como inovar de forma estratégica? Qual o papel do acionista nesse contexto?
Este debate - "Estratégias de inovação: como definir, como implementar" - vai acontecer no Conecta, no dia 25 de agosto, das 11h às 12h40.
Desde já, estão confirmados os debatedores Hitendra Patel, indo-americano, ex-Monitor e fundador do IXL Center; e o Professor Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Redes & alianças : conectando pessoas e organizações para acelerar a inovação
A Inovação Aberta tem recebido bastante aceitação do meio empresarial como uma alternativa às praticas tradicionais de gestão da inovação. Este modelo explicita a oportunidade das empresas realizarem atividades de inovação de forma mais interativa e preconiza que as organizações devem buscar a miscigenação de conhecimentos internos e externos com o objetivo de acelerar a obtenção de resultados que agreguem valor aos seus negócios e maximizem o retorno de investimentos em P&D. As organizações que buscam colocar em prática esse modelo de gestão enfrentam uma série de desafios. Como decidir o que será desenvolvido internamente e o que será buscado fora das fronteiras da organização? Até onde o contato com o mundo externo pode expor a estratégia da empresa?
Para debater as redes para inovação, convidamos Mathew Heim (CEO da Ninesigma, plataforma open innovation) e Augusto de Franco (netweaver, ou animador de redes sociais). Oswaldo Massambani, da USP, será o facilitador desta sessão do Conecta - Redes & alianças : conectando pessoas e organizações para acelerar a inovação - no dia 26 de agosto, das 9h20 às 10h40.
Inovando em parceria com universidades e centros de pesquisa
As universidades e centos de pesquisa tem se estruturado cada vez mais para integrar o sistema de inovação provendo, na sua essência, conhecimento para gerar o novo. Nas últimas décadas diversas formas de atuação no sistema têm sido colocadas em prática: licenciamento de patentes, incubação de empresas, projetos de P&D em parceria com a iniciativa privada. Quais as formas mais eficazes de atuação das universidades e centros de pesquisa como semeadores de inovações? Onde termina o papel da universidade e começa o da iniciativa privada?
"Inovando em parceria com universidades e centros de pesquisa" é a sessão do Conecta do dia 25 de agosto, das 14h20 às 16h, com os debatedores Roberto Kenji (Sabó), Fernando Perez (Recepta Biopharma) e Guilherme Lima (Embraco / Whirlpool) como mediador.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Identificando oportunidades para inovar
Um dos grandes desafios das organizações inovadoras tem sido encontrar idéias que atendam a demandas reais e objetivas do mercado e da sociedade. O mapeamento dessas demandas exige a análise e interpretação de sinais de diferentes naturezas, que incluem novos desenvolvimentos tecnológicos, tendências macro-econômicas, comportamentais, sócio-culturais, ambientais, regulatórias, entre outros. Como detectar esses sinais e tendências? Como analisar, de forma estruturada, a dinâmica entre os sinais de diferente natureza? Como traduzir essas tendências em oportunidades de inovação?
"Identificando oportunidades para inovar", dia 26 de agosto, das 11h às 12h40, no Conecta.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Recursos: como alavancar as atividades de inovação
A economia Brasileira vem experimentando uma abundância de recursos para serem investidos em atividades de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação. Agências estaduais de fomento, fundos de investimento, BNDES e Finep são alguns dos fomentadores dessas iniciativas, e possuem oportunidades que juntas compõem um cardápio com diferentes opções, que contemplam pequenas, médias e grandes empresas além de instituições de ciência e tecnologia. Quais são as características gerais e peculiaridades da diferentes formas de fomento e subvenção? Como melhor aproveitar essas oportunidades? Como esses recursos vêm sendo empregados?
Eduardo Sá, do BNDES, vai participar do Conecta nesta sessão, no dia 26 de agosto, das 14h20 às 16h.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Planejamento Tecnológico: arquitetando o futuro
Em um mercado cada vez mais competitivo conseguir visualizar os melhores caminhos para alcançar as metas corporativas é um desafio complexo. Neste contexto apenas a excelência na gestão de negócios não é suficiente. A empresa focada em inovação deve ser capaz de desdobrar suas metas estratégicas em caminhos tecnológicos capazes que permita que ela alcance seus objetivos. Como construir esse elo entre os objetivos corporativos e as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica? Como estruturar e gerir o Plano Tecnológico?
Para fechar o Conecta, no dia 26 de agosto, das 16h20 às 18h, Luis Cassinelli, Diretor de Tecnologia e Inovação da Braskem, irá tratar deste tema, na sessão "Planejamento Tecnológico: arquitetando o futuro".
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Empresas inovadoras: a cultura organizacional catalizando a inovação
A cultura organizacional é fator determinante para se implementar um modelo eficiente de gestão da inovação. Recursos financeiros, processos, ferramentas de gestão, metodologias, tudo isso é muito importante para uma organização inovar, mas ineficaz se a cultura organizacional não contemplar aspectos incentivadores da inovação. Estudiosos apontam que além de promover um ambiente mais criativo e que tolere erros, estimular o intra-empreendedorismo é uma das ações mais eficazes para se estabelecer uma cultura inovadora. Como entender a cultura organizacional? Como desenvolver um modelo de gestão da inovação que respeite a cultura da empresa? Como estimular o empreendedorismo nas organizações?
Telma Sinício, Vice-Presidente de Inovação da Natura, vai debater a cultura organizacional para inovação no Conecta, dia 25 de agosto, das 16h20 às 18h.
Criando as condições para inovar
O professor Carlos Arruda, da Fundação Dom Cabral, propõe em "Criando as condições para inovar" um modelo de inovação desenvolvido com base na observação de melhores práticas de empresas inovadoras.
Os elementos essenciais do modelo de inovação da FDC são: estratégia e decisão da organização; cultura de inovação; processos de curto, médio e longo prazos; indicadores de desempenho.
O artigo está disponível aqui.
O professor Carlos Arruda vai estar no Conecta falando sobre "Estratégias de inovação: como definir, como implementar" no dia 25 de agosto, das 11h às 12h40.
Assinar:
Postagens (Atom)